Uma cidade para a República: amizade, vizinhança e democracia

No dia 05 de agosto de 2020, o CENTRAL realizou seu terceiro #quartaascinco – diálogos interdisciplinares sobre a cidade, na modalidade remota. O evento vem contando com público crescente, contribuindo, assim, para a consolidação de uma agenda de pesquisas e debates sobre a cidade.

Nessa edição, Diogo Tourino de Sousa, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), apresentou parte do trabalho que desenvolveu em seu estágio de pós-doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio, sob a orientação da Profa. Maria Alice Rezende de Carvalho.

O encontro abordou o tema Uma cidade para a república: amizade, vizinhança e democracia, com a proposta de articular o debate entre a solidariedade social, a morfologia urbana e a política democrática. A possibilidade de reinventarmos formas não-contratuais de obrigação política, por meio das noções de amizade e vizinhança, foi pensada como alternativa para a construção da democracia nas cidades.

A exposição foi muito bem concebida, transitando da filosofia política à sociologia política, com recursos de erudição, tratamento conceitual sofisticado e grande poder de comunicação. As perguntas que se seguiram à apresentação de Diogo Tourino de Souza revelaram o interesse que o tema despertou entre os participantes e o gosto, manifesto naquela ocasião, por caminhos pouco convencionais de discussão sobre a democracia.

O #quartaascinco seguirá em formato remoto durante a pandemia do novo coronavírus, avançando na construção de um locus em que se privilegia a inovação no tratamento das cidades.

Assista aqui a conferência.