Entrevista com  Christian Topalov

Christian Topalov é sociólogo, doutor em Letras e Humanidades e, desde 1994, diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales. Integrou o Centre de sociologie urbaine, o Centre National de la Recherche Scientifique e o Centre Maurice Halbwachs. Foi pesquisador ou professor visitante em diversas instituições em países como Inglaterra, Estados Unidos, México, Itália e Brasil. Foi membro da secção de Sociologia, Normas e Regras do Comité National de la Recherche Scientifique (2000-2003), do Comitê Científico do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do CNRS (2006-2010), do Conselho Científico da EHESS (2009-2010) e nomeado membro do Conselho Científico da Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2011-2013). É co-fundador da revista Genèses – sciences sociales et histoire e foi membro de seu conselho editorial de 1989 a 2017.

Por sua larga contribuição em temas concernentes à cidade, o CENTRAL – Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade tem a alegria de trazer a público a entrevista que Christian Topalov concedeu a Nicolau Pessanha Gomes, em setembro de 2022.

PDF

Entrevista com  Álvaro Domingues

Álvaro Domingues é geógrafo e professor da Faup/Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Portugal. Possui diversos livros e artigos publicados, dentre os quais Volta a Portugal (Contraponto, 2017), Território casa comum (com Nuno Travasso, Faup, 2015), Vida no campo (Dafne, 2012), A Rua da Estrada (Dafne, 2010), Políticas urbanas I e II (com Nuno Portas e João Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 e 2011) e Cidade e Democracia. 30 Anos de transformação urbana em Portugal (Argumentum, 2006).

Esta entrevista foi concedida a alunos e alunas de graduação em Arquitetura do grupo de pesquisa Inquérito Portugal, sediado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e coordenado pela professora Ana Luíza Nobre (DAU/PUC-Rio). O principal objetivo da pesquisa é a indagação da produção arquitetônica contemporânea em Portugal (pós-1974) do ponto de vista da sua relação com o território e a paisagem – dois conceitos centrais a serem problematizados em relação aos processos mais recentes de modernização e urbanização do país.

Em novembro de 2017,  por ocasião do seminário “Território expandido: arquitetura e cidade em deslocamento entre Brasil e Portugal”, organizado pelos Programas de Pós-Graduação de História e Arquitetura da PUC-Rio, Ana Luíza Nobre e os alunos e alunas Bruno Bins, Esther Rosas, Gabriela Sad, Ingrid Colares, Isabela Moraes, Isabella Simões, Joana Martins, Julia Frenk, Larissa Lima, Matheus Amorim e Pedro Brito se reuniram com Álvaro Domingues no campus da PUC-Rio para uma conversa sobre esses e outros temas. A transcrição foi realizada por Isabela Moraes e a edição concluída em julho de 2019, com o apoio do Departamento de Ciências Sociais.

PDF

Entrevista com Fernanda Arêas Peixoto e Maria Alice Rezende de Carvalho

Em 2016, quando houve o lançamento do livro Ciudades Sudamericanas como Arenas Culturales, a PRUMO, revista online do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, entrevistou a organizadora e autora Fernanda Arêas Peixoto e Maria Alice Rezende de Carvalho, também autora do livro. O volume apresenta diversos olhares sobre a vida cultural urbana da América do Sul, todos de grande interesse, sobretudo pelo foco colocado na cidade como lugar de germinação de tendências artísticas, projetos intelectuais e disputas político-ideológicas.

Entrevista feita por Fernando Espósito em julho de 2016

PDF

Entrevista com Frédéric Vidal

Frédéric Vidal é doutor em História, e tem como áreas preferenciais de investigação a história do turismo e do trabalho, bem como a história urbana do século 19 e início do século 20. É investigador do CRIA- Centro em Rede de Investigação em Antropolgia e foi como editor e autor de “A rua. Espaço, tempo e sociabilidade” (Lisboa: Livros Horizonte, 2008), coletânea organizada juntamente com Graça Índias Cordeiro, que o Grupo Gávea de Pesquisa o conheceu e obteve a entrevista que se segue.

Entrevista feita por Nicolau Pessanha Gomes em janeiro de 2019

PDF