No dia 02 de setembro de 2020, o CENTRAL realizou mais uma edição do #quartaascinco, desta vez sobre o tema “Cidades periféricas como arenas culturais: uma sugestão interpretativa de Richard Morse”, tendo como convidada a Doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ e Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora, Beatriz H. Domingues.

Como tema de seu último pós-doutorado pelo Latin American Center da Georgetown University, Beatriz H. Domingues se debruçou sobre a obra do brasilianista Richard Morse, publicando em 2010, em parceria com Peter L. Blasenheim, o livro O Código Morse: Ensaios Sobre Richard Morse, em que são abordados aspectos da vida e da obra do pensador norte-americano, e, em 2017, o livro Cidades e Cultura Política nas Américas, reunindo textos escritos por Morse entre os anos de 1954 e 1992. Nesse livro Beatriz aponta que o estudo das cidades está presente nos escritos do brasilianista desde seu primeiro trabalho até sua última publicação.

Discorrendo sobre diversos assuntos que perpassam a obra de Morse, Beatriz nos lembra que um dos primeiros textos do autor foi sobre São Paulo e que nesse livro Morse se vale da literatura para apreciar como os paulistanos sentiam o progresso vertiginoso da cidade, e o empobrecimento de outras dimensões da vida social e humana.

Retomar Richard Morse no #quartaascinco – diálogos interdisciplinares sobre cidades parte do entendimento de que sua obra é fundamental para se compreender as interpenetrações entre cidade e cultura.

Assista aqui a conferência