#quartaascinco – As esferas públicas subalternas e a ocupação da cidade

No dia 1 de julho de 2020, o #quartaascinco – diálogos interdisciplinares sobre cidades inaugurou sua versão virtual. Cerca de 30 inscritos se reuniram com o propósito de assistir a palestra de Fernando Perlatto e participar do debate que se seguiu à apresentação do convidado.

Fernando Perlatto, é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, com mestrado e doutorado em Sociologia pelo extinto IUPERJ e pelo IESP, respectivamente. Em ambos os casos foi orientado por Luiz Werneck Vianna, e, durante seu estágio doutoral, por Craig Calhoun, professor do Institute for Public Knowledge, da New York University.

O título da palestra – As esferas públicas subalternas e a ocupação da cidade – remete a um problema permanente na reflexão de Perlatto, desde seus anos de formação, e que tem origem, como explicou aos presentes no encontro, na obra de Jürgen Habermas e, principalmente, no debate que Nancy Fraser travou com ele acerca da esfera pública. Como se sabe, Fraser criticou o fato de Habermas designar o espaço público como um espaço ocupado especificamente por burgueses, na origem da modernidade, embora naquele contexto outros grupos sociais também estivessem organizados e atuantes, como atestam os movimentos sociais de trabalhadores.

A pergunta de Fernando Perlatto é, pois, de que maneira grupos e coletivos culturais – presença crescente na esfera pública mundial – que são grupos organizados fora dos meios formais de participação, contribuem ou podem contribuir para um uso distinto da cidade, mais democrático e criativo?

Assista aqui a palestra