Erwing Goffman: um interacionista?

Carlos Benedito Martins, professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, foi o conferencista da 5ª Jornada de Teoria Social da PUC-Rio, organizado pelo CENTRAL e pelo Departamento de Ciências Sociais, no dia 16 de dezembro de 2020.

 

Com o intuito de apresentar a obra do sociólogo canadense Erving Goffman (1922-1982), considerado um dos mais importantes cientistas sociais do século XX, Carlos Benedito Martins destacou a importância das interações sociais para a sociologia de Goffman, em um momento em que predominavam as teorias macroestruturais. Suas principais influências, segundo o conferencista, foram Georg Simmel, Radcliffe-Brown e a microssociologia da Escola de Chicago

 

Ainda de acordo com Carlos Benedito, Goffman muito cedo percebeu que as abordagens que visam o encontro, o gesto, são fundamentais para a produção e a compreensão da vida social. Em seu livro mais conhecido, A Representação do Eu na Vida Cotidiana, de 1959, o sociólogo canadense mobiliza conceitos da Teoria do Teatro para destacar a compreensão de que os fenômenos da vida social podem parecer naturais e realistas, mas em muitas das vezes são ensaiados e performáticos.

 

Ao final, o conferencista destacou que Irving Goffman integra a biblioteca ideal de várias áreas de estudo, ocupando lugar de destaque na sociologia contemporânea.

Assista aqui a conferência