Eleições e democracia

 

No dia 29 de outubro, às vésperas das eleições municipais, o CENTRAL realizou o debate virtual Eleições e Democracia, com a participação do cientista político Jairo Nicolau (FGV), do economista Mauro Osório (UFRJ) e do sociólogo Luiz Werneck Vianna (PUC-Rio). O evento contou com um público numeroso e diverso, que incluía alunos de diferentes cursos da PUC-Rio e de outras universidades, professores e pesquisadores, além de profissionais da administração pública.

Jairo Nicolau destacou que o processo das eleições locais apontava para um retorno à valorização da política, após tantos anos de recusa da população à política e aos políticos. Destacou também a derrota do conservadorismo, indicando alguns sinais de reestabelecimento do espírito democrático. Mauro Osório, por sua vez, discorreu sobre a necessidade de se estudar e entender melhor as especificidades da cidade do Rio de Janeiro vis-à-vis o cenário nacional. E por fim, Werneck Vianna destravou a emoção e afirmou que tinha muita esperança no processo eleitoral que se avizinhava, o compreendendo como um pequeno movimento no processo geral de democratização do mundo, expresso nas eleições presidenciais norte-americanas e na confirmação da vitória do candidato democrata. Segundo ele, para além da vida institucional, a energia do mundo da vida tem guiado o planeta na direção de uma democracia renovada.

As intervenções dos expositores convergiram no sentido de criticar a “tentação do novo” e a aposta em candidaturas que se diziam antipolíticas. Para eles, o eleitorado pôde constatar que a política só se corrige com mais política, maior participação e crença na democracia – a antipolítica no Brasil, felizmente, está sendo revista.

Assista aqui o debate