CIDADES SUL-AMERICANAS COMO ARENAS CULTURAIS

No dia 27 de outubro foi lançado o livro CIDADES SUL-AMERICANAS COMO ARENAS CULTURAIS, da Edições SESC São Paulo. Organizado por Fernanda Arêas Peixoto, professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, e Adrián Gorelik, professor da Universidade de Quilmes (Argentina), o livro é resultado de um projeto coletivo de pesquisa a respeito da história cultural urbana na América ibérica, tendo sido desenvolvido por um conjunto de pesquisadores sul-americanos. Tendo como guia a noção de “arena cultural”, a obra realiza uma reflexão sobre a cidade como lugar de germinação, experimentação e resistência cultural. Algumas “arenas”, em cidades tão diversas como Buenos Aires, Santiago, Lima, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Montevidéu entre outras, são analisadas em profundidade, constituindo um acervo de grande valor heurístico para apreender as inextrincáveis relações entre cidade e cultura.

CIDADES SUL-AMERICANAS COMO ARENAS CULTURAIS foi publicado, originalmente, em espanhol, pela Siglo XXI, em 2016, conhecendo agora, na versão em português, uma edição primorosa do SESC São Paulo.

Leia na página ENTREVISTAS a entrevista realizada por Fernando Espósito (DAU) com Fernanda Arêas Peixoto e Maria Alice Rezende de Carvalho (CIS), sobre a noção de “arenas culturais” e outros aspectos relevantes da pesquisa coletiva. A entrevista foi publicada anteriormente na PRUMO – Revista online do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio (v.2 n.3), em 2017.